quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

TARAUACÁ: Professora faz apelo em rede social contra falta de medicamento




A professora Maria Célia Peres Galvão publicou na sua página de relacionamentos no facebook um apelo protestando contra a falta de medicamento na rede municipal de saúde em Tarauacá-AC. Segundo a mesma que é paciente de diabetes, já procurou a medicação por várias vezes na unidade básica de saúde do município e a resposta é sempre “não tem”! Indignada com a situação e correndo sérios riscos de saúde, a mesma em seu apelo pediu às autoridades competentes uma medida emergencial, haja vista, que a falta do medicamento poderá, inclusive, levá-la a morte. Pra piorar ainda mais a situação, a mesma afirmou que nem nas farmácias particulares encontrou o medicamento. Veja a publicação em seu inteiro teor:


ESTOU MUITO TRISTE COM A SAÚDE EM TARAUACÁ !
NO POSTO CENTRAL SE QUER TEM INSULINA PARA OS DIABÉTICOS DO TIPO NPH QUE É A QUE TOMO.
MINHA DOSAGEM ESTÁ RESUMIDA A 1/3.
PROCURO DESDE DEZEMBRO E A RESPOSTA É NÃO TEM!
TODOS SABEM QUE É OBRIGAÇÃO DOS GOVERNOS OFERECER ESTE TIPO DE MEDICAMENTO AOS QUE DELE NECESSITAM PARA VIVER.
ATÉ PARECE QUE QUEREM QUE MORRAMOS. 
UM DIABÉTICO SEM MEDICAMENTOS INDICADO À NEM PRECISA SER MÉDICO PARA SABER DISSO !
PEÇO PROVIDENCIAS URGENTE! SÓ AGRAVA O QUADRO.
CADÊ O PREFEITO E SEU SECRETÁRIO DE SAÚDE? SERÁ QUE NÃO SABEM DESTE DESMANDO? E OS FORNECEDORES, SE TEM, OQUE ESTÃO A FAZER? SOMOS SERES DESFAVORECIDOS POR SERMOS PORTADORES DESTA DISFUNÇÃO QUE PODE, E RÁPIDO, LEVAR A MORTE!

Ainda em outro comentário, uma mulher relata que por várias vezes procurou atendimento dentário na unidade de saúde e não foi atendida, segundo ela, quando não faltava o médico, faltava o material. 

Indagado sobre a situação, o Secretario Municipal de Saúde Carlos Tadeu Lopes confirmou que a insulina, medicamento utilizado pela professora Maria Célia no tratamento da diabetes está em falta, e que o mesmo é fornecido pelo governo do Estado. Carlos Tadeu, porém, negou que faltasse material dentário ou o profissional da área nas unidades de saúde do município.


0 comentários:

Postar um comentário

þ