sábado, 19 de outubro de 2013

TARAUACÁ: MPE cancela temporariamente inscrições de 20 vagas para Curso Técnico de Enfermagem



A medida foi tomada na tarde desta sexta-feira(18), pelo representante do Ministério Público Estadual no município de Tarauacá-AC, Dr. Luiz Henrique Rolim, depois de receber uma denúncia de um grupo de pessoas sobre possíveis ilegalidades.

As vagas, provenientes de uma parceria entre o Governo do Estado através do Instituto Dom Moacyr e Pronatec com a Prefeitura de Tarauacá, foram disponibilizadas por meio de uma solicitação do município para atender servidores da área que não tiveram a oportunidade de realizar o referido curso, visando dessa forma, a qualificação e valorização profissional dos servidores. 

Das vinte vagas, ficou decido que dez seriam disponibilizadas para a saúde e outras dez para a comunidade, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde faria as inscrições dos candidatos da área e a Secretaria de Promoção Social das vagas para a comunidade, e o processo seletivo seria através de sorteio, previsto para ser realizado na data de hoje(19), em praça pública, às 17:00hs. 

(Carlos Tadeu - Sec. Mun. Saúde)
O problema teve início quando um grupo de pessoas alegou terem sido impedidos de realizar suas inscrições pelas vagas da saúde, setor pela qual afirmam trabalhar. Diante disto, foram até o órgão ministerial reclamar seus direitos e denunciar supostas irregularidades. “Entendemos que essas pessoas mesmo trabalhando nos órgãos da saúde devem concorrer às vagas pela comunidade, haja vista, que não são servidores da saúde, são prestadores de serviços contratados por empresa terceirizada, que estão lotados nesses órgãos como poderiam estar em outro lugar”, alegou o Secretário Municipal de Saúde Carlos Tadeu Lopes.

(Fiscal da Urna e Antônio Araújo Sec. Mun. Ação Social)
Parte da denúncia apontada pelo grupo consistiu na forma como estavam sendo realizadas as inscrições e no modo seletivo através de sorteio, que foi considerado frágil, possibilitando irregularidades e até favoritismo, pois, haviam pessoas que preenchiam vários cupons de inscrição e depositavam na “urna” aumentando dessa forma, as possibilidades de serem sorteadas, alegou o grupo. Por sua vez, o Secretário Municipal de Ação Social Antônio Araújo afirmou que todas as medidas foram tomadas para garantir que não houvesse esse tipo de recurso aos candidatos. “Ao se inscreverem, os candidatos pegam apenas um cupom e depositam na “urna” que é rigorosamente fiscalizada por um de nossos funcionários”, afirmou.

Outras vinte vagas selecionadas pela classificatória do ENEM/SISU já tiveram aula inaugural na última quinta-feira(17), e iniciarão o curso a partir de segunda-feira(20), no prédio do CRAS,às 18:30hs, sequindo normalmente a sua programação, informou, ainda, Antônio Araújo. 

Enquanto isso, em virtude da denúncia e atendendo a determinação do Ministério Público as outras vinte vagas disponíveis para a comunidade vão ter que aguardar a apuração do caso, e provavelmente, adotar outro processo seletivo, através de prova objetiva e não mais de sorteio.

(Equipe responsável pelas inscrições das vagas para a comunidade)

Não tem previsão de tempo para reinscrição do curso e a realização das provas.

0 comentários:

Postar um comentário

þ